Dia 28 de dezembro, o Prefeito Marco antonio Vasques Barbosa participou da reunião na Azonasul, sobre a implantação do Projeto STEM Laboratórios, estruturados em tecnologia, ciências, engenharia e matemática, para escolas de ensino fundamental.

REGIÃO SERÁ PILOTO EM PROJETO DE EDUCAÇÃO
Investimentos podem ultrapassar R$ 100milhões

A melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos municípios da região motivou o Consórcio Público do Extremo Sul (Copes) e a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) a acessarem um programa inédito, junto ao Ministério da Educação (MEC), para implantação do método STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) como uma estratégia de incentivo ao aprendizado integrado. A reunião que anunciou a possibilidade e levantou dados das escolas e alunos da rede municipal de ensino da região ocorreu ontem (28), na sede da Azonasul, em Pelotas.
Conforme o presidente da Azonasul, Favio Telis, prefeito de Jaguarão, a região será piloto na implantação da metodologia que incentiva a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática do aprendizado. Segundo Favio, a expectativa é de que o aluno carregue consigo a busca pela compreensão e pelo real impacto das disciplinas no mundo. “Um de nossos grandes objetivos com a busca desse novo modelo de ensino é preparar os estudantes de hoje para o mercado de trabalho do amanhã”, disse.
O projeto aprovado pelo MEC conta com uma empresa licitada, através de ação do Copes, para a venda dos laboratórios (em dois modelos), um destinados aos alunos de 1º ao 5º ano e o outro para alunos do 6º ao 9º ano. Os valores de cada kit variam entre R$ 129mil (com 144 itens) a R$ 220mil (contendo 134 itens). A expectativa com o primeiro levantamento de dados é de que os investimentos ultrapassem R$100milhões para implantação do projeto.
PRAZOS - Ao detalhar tecnicamente o projeto, o secretário executivo do Copes, Daizon Stoquetti, confirmou a vinda de um técnico do MEC à região no dia 25 de janeiro para esclarecimentos finais e encaminhamento dos documentos necessários para a seleção e destinação dos laboratórios às escolas da zona sul. Segundo o executivo, as prefeituras não terão nenhum custo para adesão ao projeto. “ Se tudo der certo, seremos exemplo para o resto do País, que buscará a nossa ata de registro de preço como norteador para a implantação do sistema em outras localidades”, complementou.

Fonte: AZONASUL

Data de publicação: 28/12/2017